sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

De olho no Draft.

Com o fim da temporada da NFL, todas as atenções se voltam para o mercado de jogadores e para as movimentações dos times na off-season e, certamente o momento mais aguardado pelos torcedores nesse período é o Draft dos jogadores universitários que acontece em Abril, nos dias 22, 23 e 24.
Falaremos hoje dos principais Quarterbacks que estarão no Draft 2010.
Muitos analistas colocam Sam Bradford (Oklahoma Sooners) como top QB desse Draft, e não é pra menos. Bradford foi vencedor do Heisman em seu 3° ano na Universidade (Junior), em 2008 e impressiona por sua precisão e tranqüilidade no poket. Em suas 3 temporadas atuando na NCAA (em 2009 participou de apenas 3 partidas) Bradford lançou para 8,403 jardas, 88 TDs e 16 interceptações. Bradford se recupera de cirurgia no ombro e não deve participar do combine.
O segundo quarterback mais badalado nesse meio tempo entre fim de temporada e draft se chama Jimmy Clausen (Notre Dame Fighting Irish). Clausen impressiona por seu braço potente mas passou recentemente por uma cirurgia reparatória no tendão de um dedo do pé que o tirará das práticas do combine. Em 2009, Clausen conseguiu números expressivos em seu ano Junior lançando para 3,722 jardas, 28 TDs e apenas 4 interceptações.
Logo em seguida, no ranking dos QBs mais falados para o draft, temos Colt McCoy (Texas Longhorns). Talvez o mais preciso entre os quarterbacks disponíveis para esse draft se encaixaria perfeitamente em um time que utiliza a West Coast Offense. Em 2009 McCoy lançou para 3,521 jardas, 27 TDs e 12 interceptações; teve 70,6% de passes completados na temporada e levou os Longhorns à grande final da NCAA, o BCS Championship Game, onde saiu de campo machucado no 1° período para não voltar mais e assistir da sideline o título cair nas mãos de Alabama.
Por fim mas não menos importante, na nossa 4ª posição, temos Tim Tebow (Florida Gators). Tebow é considerado por muitos especialistas como o melhor jogador de todos os tempos da NCAA e, realmente o garoto destruiu no college, sendo ganhador do Heisman em 2007 em seu ano Sophomore (2° ano) e lançando para 9,285 jardas, 88 TDs, 16 interceptações e 57 TDs corridos em sua carreira. Mas por que um cara considerado uma lenda na NCAA está correndo perigo de cair para a 2ª rodada do draft? NCAA é NCAA e NFL é NFL! Simples assim! Muito se questiona sobre a mecânica de arremesso de Tebow e sua dificuldade para receber a bola “on the center” (fora do shotgun), que devem ser muito trabalhadas para que ele seja um bom QB na NFL.
Fato que chama atenção é que os dois QBs mais cotados a saírem primeiro no draft são Underclassment, ou seja, não disputaram todos os 4 anos a que tem direito como jogadores na NCAA e não participarão dos testes pré-draft (combine) por terem passado por cirurgias recentemente.
Enfim, qualquer um desses nomes pode despontar e ser um astro, um ídolo, um franchise player na NFL ou ser um desastre, um lixo, um Bust, como já vimos acontecer com muitos outros. Aguardemos com ansiedade o Draft para conhecer a nova casa desses jogadores e esperar o início da nova temporada para ver como eles se saem em campo com suas novas equipes. Até lá teremos ainda muito tempo para especulações.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário